25.5.08




robert walser - 1878-1956



Conheço uma importante musa que nada sabe de poesia, mas que é ela própria um poema, o que para um poeta é muito importante. Quem é insolente com ela apenas se depara com o seu magnífico espanto. Já lhe dediquei o meu canto uma ou duas vezes, mas por ora fiquei sempre aquém. Ela afugentou-me, e eu ri-me alegremente, como se ela tivesse concedido uma noite ao poeta, e ele respondesse com frieza, porque a sua fantasia já lhe tinha oferecido a visão do corpo dela. Nunca mais voltarei a amar.

Ela fez de mim uma criança que admira o mundo, que segue a mais bela doutrina e teme Deus. Os sapatos dela não são maravilhosos. Mas gosto bastante do guardanapo com que ela brinca. Nunca poderei voltar a vê-la, e no entanto, sou feliz, ainda que na verdade não devesse ser. Fui um sem-vergonha com ela, porque a sua presença me deixava a tremer e porque queria dar uma ilusão de superioridade e porque achava tolo e quase odiava esse estremecimento, este amor.

Mas quando estamos longe um do outro, brinco com ela e afago-a, salto como um rapazinho tonto. Seria bem capaz de a esquecer aí uns quatro anos, mas depois tudo voltaria outra vez. É espantoso saber isso! Nunca tinha reparado no poder que uma rapariga tem. Toda a lealdade e tudo o que em mim há de bom fica prostrado por terra diante do vestido da única mulher. Estou tão alegre como só me sinto de manhã cedo, e no entanto é meia-noite, e escrevo estas linhas como se não as fosse dar a ler a ninguém.




9 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
a musa é,
é um poema dos poemas
é o espírito e a matéria,
é o deserto do dia
é o oásis da noite
é a noite e o dia,
é o dilema . . .
,
conchinhas
,
*

Anónimo disse...

Que bom! GOSTEI MUITO DE VIR VISITAR-TE.
Bjocas

isabel disse...

gostei muito da visita!

com senso disse...

Uma bela escolha.
A musa e deslumbramento do amor.
Muito bonito, mesmo!!!

m disse...

Lindo! Lindo! Fantástico!

beijinho grande

Gi disse...

que delícia

adoro descobrir coisas novas

mesmo que não sejam tão novas assim para os outros

e que sejam descobertas pelso amigos e não pro mim


obrigada. gostei muito

um beijinho

pin gente disse...

que delícia... gostei muito, isabel.

beijinho

maresia_mar disse...

olá Isabel
nunca tinha vindo a este teu canto mas gostei imenso.
vim só dizer olá e deixar um beijo grande, ando tão sem tempo para os amigos que até estou mal comigo própria

Xana disse...

Hoje...primeiro canto que deslumbro e repouso depois de tanta ausência

Querida... que belo! amei.Obrigada!

Abraçinho forte, e.... força sempre!