1.11.07


Oração de Cabura (Início de um novo ciclo)


Para nós, das tribos, as Montanhas são sagradas, porque nelas habitam os Deuses, as ninfas protegem as nascentes dos rios e os genii guardam os bosques, os povoados. As Montanhas guardam-nos.

As Montanhas também nos escondem dos inimigos: dão-nos a caça, os frutos, o longo alcance das terras. Sobretudo, soltam-nos o espírito.

Nas Montanhas, estamos mais perto do divino e o divino entra em nós. A Montanha é vida, está viva. É o sustento, protecção natural. E o Outro Mundo habita connosco.

Que o recomeço do novo ciclo seja completo, nos traga a graça dos Deuses e os nossos antepassados sejam testemunha da nossa boa vontade: que sejam cumpridos todos os rituais, para que os Deuses nos protejam e aceitem como oferenda a nossa alma.

Que Endovellico encaminhe para a luz aqueles que nos deixaram e Ataégina, Mãe natureza, Mãe criadora, zele pela sua criação.

Com o primeiro vinho, com as primeiras castanhas, que os Deuses aceitem as nossas oferendas, em sinal de respeito.


4 comentários:

Teresa Durães disse...

hoje é o recomeço de mais um ciclo.

Que Ataegina te proteja

isabel disse...

vamos vence(los). somos fortes. temos uma arma insubstituível.

beijo

Maria disse...

Uma beleza, uma paz, este post...

beijo.

Maurette disse...

Muito bonito esse texto, muito profundo. Há pessoas que de fato vivem assim, numa comunhão santificada com a natureza e em harmonia com suas energias... enfim, como deve ser. Como, aliás, a espécie humana nunca deveria ter deixado de viver. Há caminhos para a espiritualidade mais próximos das verdadeiras forças da natureza. O texto fez-me caminhar delicadamente pela floresta como se fosse parte dela, se só a pudesse tocar como uma dádiva, para me ser permitido viver no seio ela. Foi um bálsamo que fez minha alma descansar da compulsão urbana.
Parabéns mesmo.